Livro Kerata faz referência artística direta a Jean-Baptiste Debret 

Nem só de investigação criminal vive o livro Kerata, o colecionador de cérebros. Tudo no livro foi pensado para ter um significado importante na trama, ao mesmo tempo em que faz críticas às várias camadas sociais: o tabu do prazer e sua apropriação pela ditadura pornográfica, igualdade de gênero, homossexualidade, transsexualidade, impunidade, desigualdade social, pré-conceito e, principalmente, desrespeito cultural à face da ignorância.

Vamos às referências. O sobrenome Debret é um dos mais importantes no livro Kerata. Mas não só no livro. Eu escolhi este nome porque desejava que a personagem Clarice Debret fosse descendente de Jean-Baptiste Debret, o pintor Francês que liderou a primeira “catequização artística” ao Brasil.

Debret também foi o fundador da primeira Escola de Belas Artes na época do Império. Também foi o primeiro a criar a primeira exposição de arte aberta ao público aqui no país. O cara foi uma das mentes mais importantes para o desenvolvimento cultural e artístico do nosso país.

Jean-Baptiste Debret escreveu livros e pintou quadros sobre o nosso país, Mas apesar de morar em terras brasileiras, seu olhar ainda era o do europeu sobre um povo que precisava ser domesticado.

O Kerata, o colecionador de cérebros, trás essa referência histórica e artística do Brasil, assim como faz alusão direta à domesticação do selvagem, à chacina cultural, a hiper valorização do estrangeiro sobre o que realmente é Brasil.

Se você já leu o Kerata, o colecionador de cérebros, leia novamente. Agora, com um olhar mais crítico. Se ainda não leu, está munido de uma nova perspectiva que só os mais apurados conseguem perceber.

Sem mais blá blá blá, veja algumas pinturas:

Juliana R. S. Duarte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s