COMO DIVULGAR E LANÇAR UM LIVRO: PARTE 7 – O LANÇAMENTO

O que esperar da editora no dia do lançamento do seu livro? O que esperar da livraria que você escolheu para lançar o seu livro?

Neste post eu vou compartilhar com vocês a minha experiência do dia do lançamento do meu livro, o Kerata, o colecionador de cérebros.

DICA 1 – NÃO ESPERE MUITO DA EDITORA

Dura realidade, mas você não pode esperar muita coisa da editora. Seja totalmente responsável pelo lançamento. Eu me ferrei porque achei que a editora era mais organizada, mais estratégica. Imaginei uma coisa para o meu lançamento e vi outra.

Isso não quer dizer que foi ruim. Pelo contrário. Eu adorei. Mas houve muitos erros estratégicos que se eu estivesse à frente, eu tomaria o cuidado de não cometê-los. Na verdade, eu nem sabia que podia tomar esse espaço para mim, se eu poderia “me meter”.

Bem, você pode se meter e deve. Vou te dizer o porquê.

Eu escolhi a Livraria Cultura da Av. Paulista para lançar o Kerata, o colecionador de cérebros. Um puta lugar legal. Tanto a livraria quando a Editora queriam que eu escolhesse o melhor dia para mim. Insisti em dizer que eu queria o dia e horário com melhor fluxo na loja e isso eles que deveriam me dizer. Óbvio.

Depois disso, marcamos a data. Realmente, a livraria estava lotadaaaaaaa. Mas quando se entrava na Livraria, não havia nada indicando que o Kerata estava sendo lançado. Quando se perguntava aos funcionários da Livraria, eles também não sabiam do que se tratavam.

Eu investi uma puta grana no Waze. Pela estatísticas, 160 pessoas que viram o anúncio, clicaram em dirigir até à Cultura. Mas essas pessoas não chegaram até lá. Por quê? Provavelmente chegaram, não viram nada indicando o lançamento, perguntaram aos funcionários que também não sabiam de nada e foram embora. Bang! Perdi público.

giphy (35)

Meus amigos, que são meus amigos, me falaram que tiveram dificuldade de me achar e que até pensaram em desistir. Bem, a logística não foi nada inteligente.

Se eu soubesse, teria ido na livraria com algumas semanas de antecedência. Teria colocado Banners na entrada, adesivos, teria orientado os funcionários, teria escolhido um lugar melhor para ficar. Então, eis a dica: seja proátivo. Vá na livraria, pergunte o que pode fazer, não cometa o mesmo erro que eu.

DICA 2 – NÃO ESPERE MUITO DA LIVRARIA

giphy 149

A livraria também não liga muito para o teu lançamento. Fato. Fiquei em um lugar muito isolado, e ainda tinha um fita isoladora que afastava até meus amigos. Vi pessoas querendo entrar, mas por vergonha, desistiam.

O livro? Procuravam, procuravam e não achavam. Estava no caixa. Quem ia imaginar? Agora, pensa que a galera que viu o anúncio no Waze, no Facebook e foi lá. Não achou a autora, mas vou procurar o livro pelo menos. Não achou, porque não estava visível.

Então assim, segura que o filho é teu. Essa é a lei no mundo editorial. Se você quer que o menino cresça bem, saudável, seja alguém na vida, cuide você dele, dê uma boa educação, pague uma boa escola, não espere que ninguém faça isso por você.

DICA 3 – NÃO ESPERE MUITO DA BIENAL

giphy (88)

Eu estive na Bienal, e a mesma desorganização que vi no lançamento, vi lá na Bienal do Livro no Rio. Fiquei tão decepcionada, que nem fiquei todos os dias. Fiz a minha ativação: criei uns adesivos, saí espalhando bótons, marcadores e fiz minha parte. Mas sinceramente, não acho que vale a pena lançar um livro na Bienal.

DICA 4 – ESPERE MUITO DE VOCÊ

giphy (31)

É isso, são estas as minhas impressões. Juro que não é para te decepcionar e frustrar, mas é apenas para você tomar a responsabilidade para você. Se você quer que seu livro faça sucesso, faço-o ser um sucesso. Corra atrás, divulgue, rale o cú na ostra. Não espere muito da Editora. Nem de livrarias.

 

Beijos,

 

Juliana R. S. Duarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s