COMO DIVULGAR E LANÇAR UM LIVRO: PARTE 6 – PARCERIAS

A parceria é um elemento fundamental para divulgar o teu livro. Eu ainda não consegui executar todas as minhas estratégias deste tópico porque simplesmente exige mais grana que os demais. Para a sua e minha surpresa. Mas vamos em frente que a vida é bela e eu tenho boas dicas hoje pra te dar, e até algumas soluções gratuitas.

giphy (8)

Pasme: blogueiros ou youtubers de literatura cobram para ler o teu livro e escrever ou gravar uma resenha. Eles também cobram se tu quiser divulgar no site. E se tu quiser enviar uns exemplares para sorteio no canal ou no blog, tudo é por tua conta. Isso me surpreendeu muito, mas depois caí na real de que a literatura é um mercado. Ponto.

Escrever um livro, publicar um livro e divulgar um livro são etapas que devem ser vistas por você como um negócio. Eu não tinha essa visão até me deparar com os preços e muito me debati antes de respirar fundo e dizer: okay, o que de melhor posso tirar da situação? O que tenho para aprender aqui?

Foram com estas questões que eu  comecei a estudar mais finanças pessoais, comecei a me organizar financeiramente, fui rever uns cursos de social mídia, fui buscar entender esse mercado e até conhecer essas pessoas que estavam me cobrando.

O ponto decepcionante é que nem todas elas são pessoas da área da literatura, que já escreveram um livro, que já passaram por isso que nós estamos passando. Na real, a maioria são pessoas carismáticas com uma boa audiência. Isso não é ruim. Na real, a mídia é isso mesmo. E ponto. Não adianta chorar. Quer mandar seu livro para ser analisado e indicado gratuitamente, fica de olho nos concursos literários.

Bom, mas vamos lá, como buscar parceiros?

DICA 1 – CANAIS LITERÁRIOS

Este é o mais óbvio de todos. Busque os blogs e canais no Youtube mais interessantes de literatura. Entre em contato, mande e-mail e pergunte como funciona a parceria. Eu escolhi 10 blogs, contando com os canais no Youtube e normalmente eles respondem rapidão.

DICA 2 – ALÉM DA LITERATURA

Lembra que falamos sobre definir o tema do seu livro e um público alvo? Refresque a memória aqui, depois você volta que tô te esperando.

giphy (7)

Então, eu tinha falado sobre como direcionei os temas do meu livro para públicos diferentes. Além dos canais literários, fui buscar parceiros engajados com os outros temas do Kerata, o colecionador de cérebros. São eles: investigação criminal, abuso sexual infantil, homossexualidade e empoderamento feminino.

Com esses temas em mente, consegui buscar outros parceiros com potencial para ler e gostar da leitura. Esses normalmente não cobram e esta é uma estratégia mais interessante porque como eles já estão engajados com o tema, viram embaixadores do teu livro. Vão dar a opinião deles porque curtiram de verdade, e não porque estão sendo pagos.

DICA 3 – LUGARES RELACIONADOS À LEITURA

Eu tenho buscado parcerias com cafeterias, parques, centros culturais, escolas, faculdades. São lugares que propiciam a leitura e que você pode deixar alguns exemplares para compra.

Eu criei uma ativação com adesivos que estou colando em lugares assim. No adesivo, há um QRcode onde a pessoa pode baixar o livro e ler os primeiros 7 capítulos. Olha só:

adesivo_kerata

Outros lugares que estou colando esses adesivos é em lugares de espera. Tipo, metrô, parada de ônibus etc.

DICA 4 – MANDA SEU LIVRO QUE EU LEIO E FAÇO RESENHA GRATUITAMENTE

Eu vou começar a fazer resenhas também, mas diferente dos blogs e canais de literatura, eu não vou cobrar por isso. Cobrarei sim, para fazer uma análise de manuscrito na fase de escrita da tua obra, pra te dar alguma orientação, te indicar editora e, quem sabe, se tua história for boa, te passar para um contato direto com a minha editora. Nesse caso sim, eu cobro porque é quase um serviço que estou oferecendo.

Agora, cobrar para ler? Jamais!

Meu critério é o seguinte: mande uma apresentação antes, com uma boa sinopse, falando de você e me libere um capítulo. Se eu gostar da proposta, te peço para enviar o livro que a leitura será garantida. Assim com a resenha. Só tenha paciência que meu tempo é escasso, como o seu também, mas uma hora sai.

É isso, fico por aqui e até o próximo post, onde contarei para vocês a minha experiência de evento de lançamento do livro, o que fiz para divulgar, como foi, o que esperar da Editora e da Livraria etc. Até lá.

 

Beijos,

 

Juliana R. S. Duarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s