COMO DIVULGAR E LANÇAR UM LIVRO – PARTE 5: ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

Este post deveria ser sobre os anúncios do Google, mas o anterior já fez esse papel. Então sigo com a pauta falando sobre estratégia de conteúdo.

Qual a importância de gerar conteúdo relevante para as pessoas?

Muito simples: quando você oferece às pessoas algo que elas estão buscando, você acaba construindo uma imagem de influenciador, e isso gera seguidores, compartilhamentos e te rankeia no Google.

Tá, mas o que isso tem a ver com a divulgação do livro?

Tudo a ver. A internet é uma grande teia de conexões que se agrupam por termos, áreas semelhantes. Então, se você resolve criar um blog para falar de culinária e você começa a construir um público interessante, que te segue, que sempre interage com esse conteúdo, quando você publicar o seu livro sobre a história da culinária no Brasil, as pessoas já saberão quem você é.

E vice-versa: você já lançou um livro e pode criar uma estratégia de conteúdo. Porque quando você começa a entregar algo útil para as pessoas, algo interessante, elas chegam até você por conta desse conteúdo e advinha? Ela vai acabar descobrindo que,  by the way, você  publicou um livro. Entende? São  muitos caminhos.

Mas vamos lá ao passo a passo, como começar.

DICA 1: ESCOLHA UM TERRITÓRIO

giphy 160

As pessoas tendem à generalização. Fazer tudo e não ser específico em nada. Isso não é ruim quando você tem uma puta equipe onde cada pessoa vai gerar uma categoria de conteúdo.

Mas se for só você que vai criar esse conteúdo, seja realista com você e desapegue de abraçar o mundo inteiro. Para isso, tente descobrir o fio da meada do que você gosta de escrever, e faça uma pesquisa desses temas no planejador de palavras do Adwords.

  1. Acesse www.adwords.com.br
  2. Faça login
  3. No menu superior, clique em ferramentas
  4. Clique em planejador de palavras

Vai abrir esta página:

Screen Shot 2017-08-18 at 11.04.30 AM
Aí, você clica em encontrar novas palavras-chaves através da utilização de uma expressão, um website ou uma categoria.

Nesta área, você vai conseguir visualizar a demanda de buscas do Google sobre determinado assunto. É uma excelente ferramenta que pode te ajudar a definir sobre o que você vai escrever e sobre o que você  não vai escrever. Use e abuse.

DICA 2: CRIE UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

giphy 161

Depois de definir o seu tema, faça um planejamento de conteúdo. Como assim?

Por exemplo, eu decidi escrever para escritores (defini um público alvo) que estão querendo publicar um livro. Dentro deste universo, eu preparei três categorias principais, que dizem respeito a três momentos do processo editorial:

  1. Como escrever
  2. Como Publicar
  3. Como Lançar/Divulgar

Dentro de cada categoria, há várias pautas. Eu fui montando um esqueleto, uma estrutura de conteúdo e assuntos e fui escrevendo, deixando tudo pronto. Em uma semana, eu já tinha o bloco “Como escrever um livro” prontinho para postar no blog. Na outra semana, eu tinha o segundo bloco, Como Publicar um livro. E na semana seguinte, eu tinha a categoria Como divulgar e lançar um livro.

Faça o mesmo. Prepare um planejamento, tenha uma visão geral, sempre consulte o Planejador de Palavras-Chaves enquanto você define os assuntos das suas categorias.

O ideal é que você deixe todos esses conteúdo já prontos e agendados para publicar, mas né, sabemos que a rotina é paulera. Mas se possível, tire um dia ou uma semana só para escrever os conteúdos. É muito melhor assim.

DICA 3: CRIE UMA ROTINA PUBLICAÇÃO

giphy (69)

Depois de definir seu conteúdo e deixá-lo pronto para a postagem, crie uma rotina de publicação. Vai publicar todo dia? Uma vez por semana? Duas vezes por semana? Quinzenalmente?

Seja realista com você. Com seu tempo.

Os dois primeiros blocos de conteúdo que eu preparei (Como escrever um livro e como publicar), eu postei diariamente. Mas por uma questão estratégica, pois eram os temas mais buscados do Google (vi no planejador de palavras chaves).

O terceiro bloco, como divulgar e lançar um livro, eu decidi fazer semanalmente porque se tratavam de estratégias pessoais. Coisas que eu estava e estou fazendo para divulgar o Kerata, o colecionador de cérebros (olha eu aí citado o nome do livro na postagem só pro Google taguear. Faço isso em todo o blog se você parar para analisar. Hehe).

Então, tive mais liberdade de escolher quando publicar e decidi fazer isso duas vezes por semana. Mas daí, acabou que o tema caiu no mês de lançamento do livro Kerata, o colecionador de cérebros (fiz de novo, hehehe, mas use com moderação). Daí, fiquei esgotada e totalmente sem tempo. Não cumpri o cronograma e acabei deixando para postar ou toda sexta, ou toda segunda feira.

DICA 3: CRIE UM BLOG OU CANAL NO YOUTUBE

giphy 159

Agora que você já definiu seu tema, já planejou os assuntos, deixou todos os conteúdos prontinhos para a publicação e já escolheu sua rotina de postagens, decida se vai publicar isso em um blog ou youtube.

Eu indico as duas coisas.

É isso o que vou fazer: todo esse conteúdo escrito no julianarsduarte.blog, eu vou criar vídeos. O motivo é bem óbvio: as pessoas têm o hábito de escutar o vídeo no trabalho enquanto fazem outras coisas. A página do youtube pode ficar aberta rodando o vídeo enquanto ela preenche uma planilha de resultados, paga conta, sei lá.

Já o blog, a pessoa tem que ter mais atenção à leitura e às vezes não é possível fazer isso em ambiente de trabalho. Então, acho interessante as duas coisas.

Aqui no blog, eu sei que as pessoas passam uma média de 3 minutos lendo. Quando puxo as estatísticas, vejo que as pessoas leem, e seguem o raciocínio estrutural da publicação. Ou seja, elas começam a ler do primeiro post ao mais recente e não aleatoriamente. Isso é sensacional! É prova de que o conteúdo realmente está fazendo diferença na vida dela, está ajudando em alguma coisa e isso eu fico muito feliz.

(ABRE PARÊNTESES)

Eu decidi escrever um blog sobre minha experiência como escritora porque tenho conhecimento sobre isso e porque amo compartilhar conhecimento. Amo compartilhar minhas ideias para outras pessoas e ver que aquela ideia pode trazer bons resultados. Eu acredito que o conhecimento de verdade ele inspira outras pessoas, ele não pode ser retido. Por isso, tenho muito prazer e fico muito feliz de compartilhar com você as minhas estratégias, que são fruto de muito estudo e vivência nas grandes agência de Propagando do país. Então, aproveite. Se você tiver alguma dúvida, quiser compartilhar alguma coisa que você tá fazendo ou quiser uma mãozinha, não seja tímido! Pode me perguntar. Não cobro por isso.

(FECHA PARÊNTESES)

Voltando, aconselho você ter as duas coisas.

DICA 4: CRIE UMA UNIDADE VISUAL EM TODOS OS CANAIS

giphy 163

Lembra que a segunda postagem desta série Com divulgar e lançar um livro, falava sobre logotipo? Sobre você ter uma identidade visual? Então, é muito importante que você mantenha essa identidade em todos os canais de comunicação que você estiver. Porque isso é muito importante para construção de marca (você é sua marca) na mente do público que você quer alcançar.

Se você fizer o blog de uma cor, o site de outro, a tipografia diferente no Youtube, logos distintos etc., você vai confundir as pessoas, que vão demorar para assimilar quem é você. Vai demorar para entrar na cabeça.

giphy 149

Então, seja blog, seja Youtube, mantenha o visual. E quando falo visual, não estou dizendo para ser exatamente igual para tudo, mas sim usar elementos dessa identidade e distribuí-la para os canais de forma diferente. O designer que você contratar vai fazer isso muito bem pra ti, mas um bom exemplo disso é o logotipo da Oi.

oi

A Oi é tem uma cartela de cores que, dependendo do assunto e do público, essa cor muda. A forma da amebinha também muda (sim, é uma ameba, hahaha), mas não deixa de ser Oi. Entende? Você sabe que é porque ela construiu isso muito bem, ela categorizou muito e já virou algo muito natural para as pessoas. Se você ver uma amebinha laranja em alguma mídia, mesmo que não esteja escrito Oi, você vai saber que é da Oi. Saca?

Por isso é importante que seus pontos de contato com o teu público sigam uma linha de raciocínio visual.

Dito isso, me despeço. Se você gostou do post, se foi útil para você, não deixe de curtir, de seguir o blog e compartilhar com seus amigos.

 

Beijos,

 

Juliana R. S. Duarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s