COMO DIVULGAR E LANÇAR UM LIVRO: PARTE 3 – CRIE UM SITE

Querido escritor, é muito importante para a divulgação do seu livro que você tenha um site ou uma loja virtual para vender a sua obra.

Ter um espaço na web é tão importante quanto criar um logotipo, pois faz parte da construção da sua imagem. E sobre construir imagem, uma coisa você precisa ter claro: é uma longa caminhada. Não pense que as coisas vão acontecer da noite pro dia. Tenha paciência e não desista de fazer essa construção.

BLOG OU SITE?

giphy 137

Tudo depende do seu objetivo, do teu público, da tua estratégia. Nesta série “Como divulgar e lançar um livro”, eu vou compartilhar a minha estratégia, o que eu tenho feito. Você pode concordar ou não, fica à vontade. Mas use-a de inspiração, tanto para o que se pode fazer quanto o que não é legal. Enfim, retenha o que é bom.

Dito isso, em minha estratégia, eu tenho Blog e Site, as duas coisas. E cada um tem um propósito específico e atende a públicos diferentes.

Por exemplo, no meu blog (este aqui) eu publico conteúdo para escritores, para quem está escrevendo ou pensando em escrever um livro e não tem ideia de como começar. Isso porque eu já estive do lado de lá e foi difícil encontrar conteúdo escrito por pessoas que viveram essa experiência, que passaram por isso. Então eu resolvi contar esse passo a passo sobre como escrever um livro, sobre como publicar um livro e sobre como divulgar.

Meu blog também é o lugar onde posto minhas poesias e assuntos relacionados à literatura.

Já o meu site é uma loja virtual, acessado pelos meus leitores. Lá eles podem comprar meu livro atual autografado, podem patrocinar o livro que estou escrevendo e podem acompanhar o que estão falando de mim na imprensa.

Dá uma olhada aqui no site. Ainda não está pronto, mas dá para ter uma ideia.

QUANTO CUSTA PARA CRIAR UM SITE?

Olha, depende. Eu não disponho de muita grana no momento para criar um site caro, do jeito que eu queria, responsivo, com animação e focado em UX Design.

UX DESIGN?

Sim, um site focado na experiência do usuário, ou seja, mais intuitivo, fácil de navegar, que se adapta a todas as plataformas: celular, tablet e desktop. É o ideal. Mas encontrei uma solução bem legal no Terra. Você paga R$ 59,90 por mês e eles fazem a tua loja virtual, já com logotipo e conexão com a Cielo para pagamentos e já adaptável para todos os meios (celular, tablet e desktop). Além de ter integração com as ferramentas de busca e otimização do Google.

giphy 136

O Terra é uma puta solução legal e acredite, este post não é patrocinado pelo Terra. Mas é que eles estão construindo a minha loja virtual conforme o site de referência que mandei para eles, mas sem toda a animação que eu queria porque a plataforma deles não suporta. Mais para frente, quando eu puder investir mais no site, eu faço um upgrade.

CONCLUSÃO

Mas enfim, é isso. Ter um site é essencial para a sua marca (você). Tire por você: num é chato quando você está navegando na web, ou mesmo passeando pelas ruas da sua cidade, e daí você se depara com uma empresa legal, ou uma coisa que te interessa, e daí quando você vai atrás dela no Google, bang! Não tem site. 

giphy 130

Este é um processo automático. As pessoas vão para o Google procurar o site de algo legal que viu ou a interessou. É hábito. Acontece com você. Acontece com os teus leitores. 

Eles vão te jogar no Google e o que vão encontrar? Um site feio, com um logotipo ruim, com fontes muito pequenas, sem leitura, com uma navegação difícil que nunca se encontra nada, sem ferramenta de busca? Ou um site bonito, clean, claro, cde fácil navegação, com um logotipo profissional? Isso faz toda a diferença na construção da sua imagem.

Pense nisso. Se não tem grana agora, comece a se planejar para isso, não precisa ter pressa, mas quando começar, faça bem feito.

giphy 131

 

Fico por aqui,

 

Juliana R. S. Duarte

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s